Hoje dia 25 de março, nós católicos não comemos carne e numa duvida cruel do que fazer para o almoço de domingo, fiquei entre uma paella de frutos do mar e uma bacalhoada mas resolvi fazer um escondidinho de bacalhau, queria comer algo mais incrementado e com requeijão.
Então vai ai a receita a meu modo.
Ingredientes:
1 kg de mandioca cozida e espremida.
1 cebola ralada
3 dentes de alho ralados
1/2 pimentão verde cortado bem pequeno
3 tomates grandes cortados em cubos
50 gr de azeitonas
250 gr de palmito cortados em rodelas
1 lata ou caixa de creme de leite
1 pote de requeijão
150 gr de queijo mussarela
800 gr de bacalhau desalgado, fervido desfiado em pedaços grandes.
azeite a gosto
sal se precisar
cheiro verde a gosto.
1 colher de farinha de trigo.
Frite no azeite a cebola com o alho separe a metade e coloque na mandioca ja cozinha e espremida, coloque uma pitada de sal e 1/2 de creme de leite, amasse bem com as mãos. Passe azeite no refratário e coloque a massa toda no fundo fazendo tipo uma cama com a massa.
O restante da cebola frita com alho coloque o pimentão picadinho e refogue em seguida coloque o tomate e deixe cozinhar. Assim que o cozido estiver na textura de molho mas não deixe o tomate desmanchar todo, coloque as azeitonas, o palmito e por fim o bacalhau, se precisar vá adicionando as poucos água para cozinhar um pouco e verifique o sal, se precisar coloque um pouquinho de sal ou um tempero para peixes (usei sazon verde que é para peixe coloquei um saquinho). Assim que a água secar e ficar um pouco caldo dissolva a farinha de trigo em 1/2 copo de agua e coloque no cozido para dar consistência ao cozido e não ficar com aquele aspecto de recheio aguado ( nadando em agua) e ficar com aspecto mais cremoso.
Não precisa esperar esfriar coloque no refratário por cima da mandioca e regue azeite por cima.
Misture o restante do creme de leite juntamente com o requeijão em um recipiente, misture bem, coloque por cima do recheio e cubra com mussarela fatiada.
Leve ao forno ate o queijo derreter e começar a borbulhar, mais ou menos 20 minutos.
O diferencial do meu escondidinho é que eu não gosto de cobrir com a massa, acho que fica muito massudo, kkkk então sempre escondo com queijo e requeijão que eu adoro, espero que todos experimentem e gostem da receita, vocês podem fazer da mesma maneira e substituir o bacalhau por carne seca, frango ou camarão, já fiz com todos e ficaram ótimos.
Espero que gostem e aproveitem o prato que pode ser servido com arroz branco.
Beijos e obrigado por estarem aqui.
Dani.